Oriente Médio, áfrica e Europa se reúnem em torno do Mediterrâneo, que significa literalmente "a terra do meio". Neste marco, a Turquía, terra natal de Omar Farouk Tekbilek representa uma encruzilhada geográfica e cultural. Devido a isso pode-se inferir que um músico como Farouk, que reside há muito tempo em Novaiorque, sintetize em sua música oriente e ocidente, combinando o domínio de multiplos instrumentos árabes com instrumentos ocidentais, demonstrando que é possível juntar a expressão artística e as emoções, apesar das diferenças.

Mas a história começa antes. Omar Farouk nasceu num pequeno povoado turco chamado Adanali, onde seguía os ensinamentos de seu gurú particular, seu irmão Hadji. É uma época de aprendizagem, de assimilar os momentos de cada instrumento( a flauta e a baglama) e adentrar nas escalas complexas da música turca. Des de a idade precoce de 15 anos, quando abandona os estudos para se tornar um músico profissional, seu aprendizado continuou tanto no terreno musical quanto no religioso: Se insere nos mistérios do Sufismo, a faceta mística do Islã á qual se tornou devoto.

Des de a adolescência, seus trabalhos e voltas por todo o mundo, com especial frequência nos EUA, lhe permitem atualizar as raízes da musica turca a partir da visão construtiva de Omar, que sabe renovar os sons particulares de sua terra no mediterrâneo sem deixar de lado a tradição. Em seus trabalhos se destaca a parceria com Brian Keane, onde Omar encontra os sons de flauta e percussão derivadas das bases eletrônicas e os sintetizadores do produtor e guitarrista de jazz norteamericano.

Depois de muitos albuns lançados com grande êxito ele apresenta ao público o álbum Alif, produzido por Steve Shehan. este album se tornou a prova da mundialidade do talento musical de Tekbilek. Alif é a primeira letra do alfabeto árabe e letra inicial de Alah, o criador, a realização divina do amor. E é o título do primeiro tema do album, uma obra mestra sufista de amor devoto, do amor em todas as suas formas(amor divino, amor à vida e amor romântico).

O trabalho discográfico mais recente de Omar Farouk Tekbilek é o "Tree of Patience". A árvore da paciência, uma autêntica maravilha que conta com a participação, dentre outros, de Enrique Morente, Arto Tuncboyaciyan, Ara Dinkjian, Steve Roach e Hassan Isakkut, e que recorre à escência da música e da filosofia de Farouk.

O caminho desse artista para chegar a ser músico profissional foi largo e penoso, uma caminhada onte teve que lutar duramente pelo que acreditava, fazendo uso de muitíssima paciência. E é dessa trajetoria vital, de essa árvore, dela que colhemos agora os frutos mais belos através de sua musica viva, sensivel e virtuosa, que converte Omar Farouk Tekbilek no grande renovador da música turca.

E por direito. O album "Tree od Patience" se tornou um acontecimento inigualável: Acompanhado de um maravilhoso grupo de músicos de fama internacional, seus concertos constituem uma experiência de sensibilidade, virtuosismo e ritmo absolutamente irresistivel.


OMAR FARUK TEKBILEK

BANDA The Tree of Patience

OMAR FARUK TEKBILEK - voz, baglama, darbouka, ney, bendir...
MURAT TEKBILEK - percussão
PAUL GUERGUERIAN - Percussão
YANNIS DIMITRIADIS - teclados
BAHADIR SENER - kanun
ITAMAR EREZ - guitarra


Retirado de: http://www.syntorama.com/cas/artistas/omar_faruk_tekbilek/


Pois é gente, eu estou fã de Omar Farouk, quase decorando todas as músicas..rss

Inclusive, para os fãs de Loreena Mckeenitt, encontrei uma musica dele, chamada Whirling Devish, que é utilizada como instrumental para uma das músicas da diva, acho que é no cd "The Visit", não sei bem, se souberem postem aquí!

Estou deixando para vocês o link para download de TODOS os albuns dele, cada um melhor que o outro, se divirtam!

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=40449709&tid=2581781414454472855&kw=omar+faruk


Namastê!

0 comentários:

Postar um comentário

O Vale

Observe o vale húmido, repleto de luz e cores frias. Divinas melodias fazem o corpo levitar, o ar por entre as arvores eleva o manto fino, a chama da fogueira se oferece no altar, por entre densas brumas corre solto o amor divino, caminhe pelo vale e deixe a vontade te guiar.

O Bruxo

Minha foto
Bruxo, Druida, Mago, Tarólogo, Astrologo, Naturalista, Herbalista e principalmente aprendiz de Sábio

Como Postar Comentários

Devido à erros do blog, para postar algum comentario primeiro escreva o comentario, depois clique em visualizar e depois clique em postar.

Posições Planetárias

Lua Atual

........
CURRENT MOON
qqqq

Carta do Mês

Carta do Mês
A Força

Parceiros