Para entender o mundo e de que forma a espiritualidade se manifesta nele de maneira clara se faz necessário ampliar o nosso leque de conhecimentos e incluir aí as certezas produzidas pelas ciências como forma de complementar o nosso conhecimento mágico a cerca de como o mundo funciona.

Ciência é uma palavra que representa justamente o conhecimento acerca do funcionamento da matéria, da vida, do planeta, da natureza, do espaço, do ser humano, enfim, de tudo que conhecemos de maneira palpável e é a melhor maneira que temos para entender como a força divina se manifesta para criar e moldar o mundo como conhecemos.

Os antigos criaram os seus mitos de acordo com sua compreensão e conhecimento do mundo mesmo que “científico” não tenha sido a palavra empregada por eles. A nossa evolução enquanto humanidade nos permitiu conhecer o mecanismo pelo qual a espiritualidade opera na matéria de maneira cada vez mais microscópica chegando até a entender o funcionamento e composição dos átomos bem como nos permitiu conhecer o mundo de maneira cada vez mais macroscópica, chegando inclusive à compreensão do funcionamento das galáxias e do espaço sideral.

Hoje em dia fica clara a relação ds quatro elementos com os estados físicos da matéria. Terra, Água, Ar e Fogo são nada mais nada menos que os estados sólido, líquido, gasoso e a energia que permite um elemento se converter em outro. Esta nova compreensão das máximas vem não para substituir, mas sim para complementar o nosso conhecimento sobre como a natureza opera ao nosso redor. Basta lembrar-mos que os alquimistas na idade média não faziam distinção entre ciência e religião e lançaram luz sobre a compreensão de mundo inclusive criando bases para a elucidação de outros princípios universais por cientistas mais modernos que também merecem a alcunha de alquimistas, seja pela determinação de que a terra não é o centro do universo(Galileu e Copérnico), que a vida não se gera espontaneamente do nada (Pasteur), que recebemos uma herança genética de nossos ancestrais(Mendel), que o mundo opera por mecanismos exatos mesmo que não totalmente conhecidos(Newton), que as plantas e animais possuem venenos e remédios em sua constituição(Paracelso) só para citar alguns dos muitos que colaboraram para ampliar a nossa visão de mundo e nos libertar das verdades absolutas utilizadas pela maioria das religiões monoteístas da época para nos limitar e podar.

O fato de a ciência esclarecer estes princípios não só complementa a nossa visão religiosa de mundo como nos mostra a verdade por detrás do universo e nos torna humildes perante a complexidade do mundo em que vivemos. Dessa forma é necessário conhecer os fundamentos da ciência moderna, os quais temos acesso em nosso ensino fundamental e médio, a fim de complementar com a realidade a nossa visão mágica de mundo.

E a ciência não exclui a magia, afinal de contas, ainda existem inúmeros fenômenos que vivenciamos em nossa experiência religiosa que não podem ser explicados ainda pela razão humana. A eletricidade, as ondas de radio, o som e a luz ja foram considerados mistérios insondáveis e hoje possuem uma explicação e uma aplicação lógica em nossas vidas. E estes são apenas alguns dos fenômenos que conseguimos explicar. Talvez venhamos a explicar outros fenômenos como a aura humana, talvez não. Mas devemos levar sempre em consideração duas máximas ao meditar sobre este assunto:

“A verdade liberta”
E:
“Não é porque não existe uma explicação lógica para um fenômeno que ele deixa de ser verdadeiro.”

Bênçãos divinas, Onipresentes, Onipotentes e Oniscientes:

Aeryus

0 comentários:

Postar um comentário

O Vale

Observe o vale húmido, repleto de luz e cores frias. Divinas melodias fazem o corpo levitar, o ar por entre as arvores eleva o manto fino, a chama da fogueira se oferece no altar, por entre densas brumas corre solto o amor divino, caminhe pelo vale e deixe a vontade te guiar.

O Bruxo

Minha foto
Bruxo, Druida, Mago, Tarólogo, Astrologo, Naturalista, Herbalista e principalmente aprendiz de Sábio

Como Postar Comentários

Devido à erros do blog, para postar algum comentario primeiro escreva o comentario, depois clique em visualizar e depois clique em postar.

Posições Planetárias

Lua Atual

........
CURRENT MOON
qqqq

Carta do Mês

Carta do Mês
A Força

Parceiros